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Delícia natural

29 de junho de 2018

No corre-corre do dia, ou então para manter a dieta balanceada, nada melhor do que optar por sanduíches naturais!

Naqueles dias em que você está de folga, provavelmente você não quer ir à cozinha fazer um prato mais elaborado. Ou então, quando você está naquele dia super corrido e não tem tempo de sentar e apreciar a refeição tranquilamente, opte por elaborar um belo sanduíche natural.

Um belo lanche com ingredientes balanceados pode ser o alimento ideal para substituir uma refeição como o almoço e o jantar. Além de ser ótimo quando bate aquela fominha durante a tarde, claro. Essa é a sugestão de Antonio Pedro Tavares, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul). “Em geral, os sanduíches podem ser opções interessantes para refeições menores e, eventualmente, substituir uma refeição principal se preparado com ingredientes saudáveis.”

Mas, atenção! Fique esperta a esses ingredientes saudáveis. Um cheeseburguer e um beirute, por exemplo, não possuem alimentos balanceados. O pão do cheeseburguer tem pouquíssima fibra e o queijo e a carne vermelha são muito calóricos. Já o beirute possui muitas fatias de queijo e ovo frito, ingredientes também ricos em calorias.

Segundo Karen Impellizieri de Oliveira, nutricionista na Unidade Gerontológico Paulista, os itens mais saudáveis que devem conter em um belo sanduíche são: pães integrais que conferem maior saciedade, frios magros (queijo branco e ricota), vitaminas e minerais (verduras, legumes e frutas).

Além disso, Tavares dá outras dicas de produtos para você montar seu lanche e ser criativa. Estes são: requeijão light, peito de frango, atum light, azeite, cenoura, tomate, folhas verde-escuras, milho, cebola e uva passa. Porém, não se esqueça, não é porque você está se alimentando com ingredientes mais leves que pode exagerar na quantidade.

Naturais e prontos

Os sanduíches prontos vendidos também podem ser uma boa solução se você não quiser ter o trabalho de preparar o seu. No entanto, deve ser certificado que são conservados na temperatura correta e se sua preparação segue normas de higienização. Mas, lembre-se que o alimento feito por você pode ter muito mais qualidade. Afinal, os itens de composição serão escolhas suas.

Segundo Aline Atalla, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os lanches de rede de fast-food não são uma boa opção. “Eles não devem fazer parte da alimentação habitual, pois geralmente contêm muita gordura. Para ‘amenizar’ os malefícios, deve-se escolher sanduíches grelhados, sem ou com pouca maionese”, afirma.

Agora é só usar sua criatividade e se deliciar com sanduíches maravilhosos e, acima de tudo, saudáveis.

Renata Alarcon

Renata Alarcon

Publicitária, Palestrante, Escritora e Fundadora do Armário Feminino, A 1a. TV Digital para a Mulher. São mais de 10 anos dedicados a produzir conteúdo, mais de 7 milhões de visualizações por mês e mais de 2 milhões de reais investidos. Muito amor e energia aplicados em ajudar milhares de mulheres.

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