FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE:

Home office

20 de dezembro de 2018

Transformar o quarto em escritório é um passo importante, mas é preciso cuidado e muita disciplina

Para quem vive em grandes cidades, toda manhã a rotina é sempre a mesma coisa: o despertador toca super cedo, e aí é correr para encontrar a roupa mais adequada, sem esquecer do trânsito enorme até o trabalho. Diante de toda esta situação, é impossível não imaginar como seria maravilhoso trabalhar em casa e de pijama. Hoje em dia, algumas empresas liberam seus funcionários, uma ou duas vezes por semana, para realizarem as funções no chamado home office.

Existem também aqueles que montam o seu próprio escritório na escrivaninha do quarto e passam a semana inteira ali, respondendo e-mails de chinelo e bermuda. Mas será que todo mundo conseguiria manter a disciplina? Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

VANTAGENS
Corte de gastos

Para iniciar as funções do dia, basta levantar da cama, trocar de roupa dar dois passos e pronto, chegou! A preocupação em gastar dinheiro com transporte público, gasolina ou estacionamento não existe mais. Além disso, o custo com comida será muito mais baixo, já que a alimentação será feita na própria cozinha ou em um restaurante baratinho e conhecido do bairro. Pode parecer besteira, mas no fim do mês essa economia soma uma quantia bem generosa no bolso.

Horinhas de sono

O tempo perdido para escolher a roupa, arrumar o cabelo, passar a maquiagem e ir até o trabalho poderão ser trocados por algumas viradinhas a mais na cama. Afinal de contas, ao transformar a casa em escritório, não será mais preciso pensar nestes detalhes. Basta colocar uma roupinha do dia a dia, fazer um rabo-de-cavalo e sentar na frente do computador.

Adeus, trânsito e multidão

Ninguém merece enfrentar trânsito, buzinas e aquele empurra-empurra típico dos transportes públicos. Com o home office, estas imagens ficarão somente na lembrança ou nas reportagens apresentadas pelos telejornais logo pela manhã ou no fim do dia.

DESVANTAGENS
A cama sempre chama

Ter um lugar para dormir no trabalho pode ser extremamente tentador, ainda mais se esse lugar for a própria cama. É preciso ter muita força de vontade para resistir à tentação de se enfiar de baixo das cobertas e dormir o resto do dia. Para piorar, não tem ninguém para observar o que você está fazendo, e isto aumenta ainda mais a vontade de não sair da cama.

Muitas distrações

O que não falta são motivos para perder o foco. A televisão, por exemplo, pode ser uma grande inimiga. Sem contar que o telefone pode tocar sem parar, pessoas podem aparecer na sua casa, seus filhos ou seu pet podem ficar pedindo sua atenção, etc.

Falta de convívio

Ao trabalhar em casa, não existe uma relação mais próxima com os colegas de trabalho, e isto pode interferir na comunicação entre o grupo e consequentemente no resultado dos projetos. É claro que a conversa pode rolar pela internet, pelo telefone e até marcar encontros, mas não vai ocorrer aquela convivência típica de quem trabalha diretamente com outras pessoas todos os dias.

Renata Alarcon

Renata Alarcon

Publicitária, Palestrante, Escritora e Fundadora do Armário Feminino, A 1a. TV Digital para a Mulher. São mais de 10 anos dedicados a produzir conteúdo, mais de 7 milhões de visualizações por mês e mais de 2 milhões de reais investidos. Muito amor e energia aplicados em ajudar milhares de mulheres.

VÍDEOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR!