FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE:

Currículo bem elaborado

18 de outubro de 2018

O que colocar nesta folha é muito importante, já que pode ser o pontapé inicial para a carreira dos seus sonhos

Depois de diversas entrevistas, nenhuma proposta de emprego deu certo. Neste ponto, diversas dúvidas vem à tona: se o problema é com você, se é esta a área que quer para o resto da vida, mas antes de começar a se culpar sem justificativas claras, o primeiro passo é elaborar corretamente o seu currículo.

Primeiro passo: para quem está apto em atuar em diversas áreas, não elabore apenas um documento. Isto porque quanto mais clara for na apresentação à empresa, melhor, já que o entrevistador geralmente recebe inúmeros currículos por dia. Então, elabore um para cada área de atuação e envie conforme a necessidade da empresa em questão. Currículos com muitas páginas não são nada claros e até podem ser passados para trás pelo tamanho.

Pontos principais

Na hora de iniciar a escrita do documento, coloque a nacionalidade, idade, estado civil, endereço, telefone, celular e e-mail. O nome deve ser colocado centralizado no alto da folha e em fonte maior. Logo depois, coloque o objetivo (por exemplo, o cargo de interesse) e após, as qualificações profissionais e o resumo das as atividades até o momento. “Escreva frases contendo verbos de ação, como, por exemplo, implantei, realizei, coordenei. As frases devem descrever sucintamente o que foi realizado e quais os resultados para a organização. Esta parte do currículo é muito importante, pois é nesse pequeno espaço que o selecionador se deterá mais para analisar se você tem ou não condições de concorrer à vaga”, explica Meiry Kamia, consultoria organizacional.

Interessantes e necessários

Um ponto importantíssimo: nunca esquecer de colocar a formação acadêmica, os cursos que realizou e também o conhecimento em idiomas. Esta é uma parte importante, que deve ficar bem clara – e sem mentiras, já que no trabalho você pode precisar mesmo. Coloque também os conhecimentos em informática, já que hoje a maioria dos empregos requer o manuseio de computadores. Se quiser, é válido também acrescentar possíveis atividades voluntárias. “Pode ser colocada em casos de pouca experiência. Ressalte as atividades que agreguem valor”, recomenda a consultora.

Renata Alarcon

Renata Alarcon

Publicitária, Palestrante, Escritora e Fundadora do Armário Feminino, A 1a. TV Digital para a Mulher. São mais de 10 anos dedicados a produzir conteúdo, mais de 7 milhões de visualizações por mês e mais de 2 milhões de reais investidos. Muito amor e energia aplicados em ajudar milhares de mulheres.

VÍDEOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR!