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A palavra é: organização

14 de agosto de 2018

Saber lidar com prazos é o passo mais importante para se estabilizar e não se estressar com o trabalho

A mesa está repleta de papeis e o telefone não para de tocar. Como se não bastasse, o chefe está cobrando as tarefas “para ontem”! O problema parece não ter fim, e o estresse é inevitável. Na verdade, é possível não entrar em desespero. Primeiramente, é preciso aprender a lidar com os prazos estabelecidos dentro da empresa e saber até onde vai o limite do seu trabalho, assim como outras regrinhas.

Estabeleça prioridades

A dica mais importante na hora do pânico diante de inúmeras tarefas por fazer é saber o que é prioridade naquele momento. O especialista em recursos humanos, Bernt Entschev aconselha a divisão das tarefas em três partes: grave, urgente e importante. Desse modo, fica mais fácil se organizar e cumprir tudo dentro do prazo necessário. “Fatiando as tarefas, se torna fácil vislumbrar do que vem antes e depois”, explica.

Cobranças e mais cobranças

Agora, para quem tem aquele chefe que não para de pedir coisas, além de ser ansioso com prazos, o melhor a fazer é deixar o trabalho pronto antes mesmo que ele pergunte. Por exemplo, se tem uma tarefa determinada para daqui dois dias, mas sabe que amanhã o gerente vai perguntar a respeito, querendo ver resultados, priorize e deixe pronto antes mesmo do prazo final. Assim, o chefe fica mais calmo, e você ainda consegue ganhar uns pontinhos na empresa por eficiência.

Tarefas inacabadas

Mas, se mesmo depois de priorizar, a mesa continua cheia, é preciso avisar o superior (de preferência não no dia da entrega) e conversar para promover uma resolução para o problema. Ele pode te ajudar, providenciar auxílio e até trocar as suas obrigações. Lembre-se: uma solução conjunta pode funcionar melhor do que a tomada de decisões sozinha.

A parte boa

Os colegas de trabalho podem ser aquela base que você precisa para continuar firme e forte nas tarefas. Converse e peça ajuda a aqueles mais próximos, quem sabe eles não conseguem te ajudar? Muitas vezes, a resposta de algum problema ou até um contato que te falta está numa agenda, em cima da mesa ou ao seu lado.

Desistir, jamais

Nem sempre a melhor solução é deixar o emprego. Antes de largar tudo por não dar conta, analise a situação, ou seja, verifique há quanto tempo o problema acontece e converse com colegas de trabalho se aquela função está um pouco acima de suas qualificações ou é somente uma fase. Se realmente nada se encaixar, será preciso procurar por outro lugar com tarefas mais interessantes. “Afinal, talento é a pura capacidade de fazer algo melhor do que a maioria. E com bastante treino, é possível encontrar o que mais lhe agrada”, conta Entschev.

Renata Alarcon

Renata Alarcon

Publicitária, Palestrante, Escritora e Fundadora do Armário Feminino, A 1a. TV Digital para a Mulher. São mais de 10 anos dedicados a produzir conteúdo, mais de 7 milhões de visualizações por mês e mais de 2 milhões de reais investidos. Muito amor e energia aplicados em ajudar milhares de mulheres.

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