Em Breve! Canal de Vídeos
 


Grandes e frágeis

Animais com portes maiores, como o weimaraner, raça de cães vindos da Alemanha, possuem saúde frágil e precisam de muito cuidado

Um cão forte, rápido, caçador e muito utilizado esportivamente por duques europeus, de onde surgiu seu nome, originário do Duque alemão de Weimar. Animais com tantas qualidades e ao mesmo tempo tantos problemas de saúde. Este é o grande problema dos weimaraners. Apesar de serem fortes, possuem diversas deformações genéticas que facilitam o surgimento de células estranhas na vista e pequenos cistos na pele do animal.

Olhos de cereja
Os problemas na vista dos cachorros desta raça são os chamados “olhos de cereja”, que costumam ocorrer com cães de grande porte. A glândula lacrimal se desloca, expondo a terceira membrana do globo ocular, que fica vermelha e inflamada, dando olheiras ao animal e a impressão de olhos parecidas com a fruta.

Esta doença é chamada de ceratoconjuntivite seca e, além de secar os olhos e deixá-los com as características já citadas, não voltam ao normal naturalmente, tendo como única forma de tratamento uma intervenção cirúrgica.

Cistos
Outro problema que é bastante comum entre os weimaraners é o surgimento de tecidos estranhos sobre o globo ocular do animal. Na verdade são células de outras partes do corpo do cachorro que nascem no local errado devido a uma disfunção genética. Chamados de cistos dermoides, esse problema pode surgir em ambos os olhos dos weimaraners e de acordo com especialistas, o único modo de retirá-los é por meio de cirurguia.

Esse surgimento de tecidos anormais são comuns também na superfície da pele desta raça, o que dá a impressão de diversas bolinhas embaixo do pelo do animal. “Neste caso o problema não é tão grave, mas também cabe uma pequena cirurgia no animal”, afirma Yara Gurian, veterinária formada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). “Cães de grande porte são lindos, companheiros, mas dão alguns trabalhos até pelo seu tamanho. Estes pequenos problemas são comuns neste tipo de animal”, completa Yara.

Fotos: Stock.Xchng; MorgueFile/snork

 
Siga-nos no Instagram
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas