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Suando a camisa

Criado na Inglaterra na década de 50, o treinamento em circuito apresenta alto gasto calórico e traz resultados animadores

A busca pelo corpo em forma é algo que seguirá sempre as mulheres, independente da idade e cultura. Mas nem sempre elas têm paciência para ficarem horas em frente ao espelho puxando ferro, ou então existem aquelas que mesmo “ratas de academia”, procuram novas modalidade para modelar o corpinho. E as aulas de circuito podem ajudar não só a eliminar aqueles quilos indesejáveis, como também animar a sua malhação com um treino classificado como “curto e eficaz”.

“O circuito surgiu na Inglaterra na década de 50 para permitir o treino em recinto fechado durante o inverno, e por isso pode ser realizado em qualquer local, independente do calor, frio ou chuva. Além disso, é uma atividade que possibilita trabalhos tanto individuais quanto em grupo, pois se trata de exercícios separados por estações. Portanto, pode-se ter vários atletas treinando ao mesmo tempo e com isso torna-se mais motivante”, explica Samantha Lemos, personal trainer da Academia Cia. Athletica, em Brasília. 

Também conhecido como circuit-training, esse conjunto de exercícios poupa tempo, por não haver intervalo entre cada atividade. Sem esquecer que os resultados são visíveis, já que ocorre alta quantidade de gastos calóricos. “Na verdade, a resposta do corpo varia de aluna para aluna e o que ela busca com as aulas, mas o fato é que o treino é dinâmico, e por isso se gasta mais energia, melhorando também o condicionamento físico”, conta Samantha.

Treino curto e eficaz
E toda essa potencialidade acontece porque a aula permite que várias partes do corpo sejam trabalhadas no mesmo treinamento, e que muitas variações sejam executadas. “Pode-se trabalhar a mudança de tempo em cada estação de exercícios, ou então o número de repetições, aumentar ou diminuir a quantidade de vezes que se realiza cada atividade, a forma de execução, duração do estímulo, dentre outras”, relata a personal trainer.

E segundo Samantha, o mais importante é que o circuit training deve ser alternado com outros tipos de treinamento, já que nosso corpo busca sempre a homeostase, ou seja, o equilíbrio. É importante estimular o organismo de formas variadas sempre, proporcionando assim resultados positivos e motivação para continuar a prática saudável da atividade física.

Vantagens não faltam
Conheça alguns motivos para tantas mulheres aderirem às aulas de circuito:

Várias pessoas podem fazer juntas, o que traz maior animação e novas amizades;
Otimização do tempo;
Trabalho muscular completo;
Alto gasto energético;





Foto: StockPhotos
 
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