Em Breve! Canal de Vídeos
 


Estes olhinhos vermelhos

Alguns hábitos de higiene podem cuidar melhor da saúde do seu filho e prevenir a conjuntivite

O seu pequeno está bem e as idas à escola continuam normais até que um coleguinha da mesma sala pega conjuntivite. De repente, professores e pais começam a se precaver com medidas de higiene para que aquilo não se propague, e todos ficam aflitos com as consequências. Calma, a doença é comum entre as crianças e fácil de ser tratada.

O que é?
O olho possui uma membrana fina, chamada conjuntiva, que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Conjuntivite, então, nada mais é do que o inchaço dessa membrana e pode ser alérgica, viral e bacteriana. As duas últimas são contagiosas e necessitam de mais atenção. “A conjuntivite causada por bactérias geralmente deixa o olho bem vermelho e com uma grande quantidade de pus”, explica Laura Duprat, oftalmopediatra. Já a alérgica é uma reação do corpo a algum agente irritante e não é contagiosa.

Prevenção
Não adianta, crianças são mais suscetíveis à doença, pois estão sempre em contato com outros coleguinhas em escolas e creches. Para que isso seja evitado, é Ideal conversar sempre com o pequeno para reforçar bons hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos, não dividir objetos de uso pessoal como toalhas e lenços e não coçar sempre os olhos.

O tratamento
Antes de saber qual o mais adequado, é importantíssimo procurar um oftalmologista para identificar o tipo de conjuntivite. “Alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de inflamação”, explica Duprat.

Depois de diagnosticada, o tratamento pode ser feito tranquilamente. No caso da conjuntivite viral (que dura de uma a duas semanas), basta lavar os olhos com soro fisiológico e aguardar o fim do problema. Mas se for do tipo bacteriana, será preciso o uso de um colírio recomendado pelo médico. E a alérgica necessita de remédios (também receitados) e compressas frias nos olhos.


 
Siga-nos no Instagram
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas