Em Breve! Canal de Vídeos
 


Pau pra toda obra

Nove em cada dez obras em residências utilizam este material. Eclético, econômico e de fácil manutenção, o porcelanato vem conquistando, decoradores, arquitetos e moradores de todo o país

Esse revestimento, que cabe em todos os bolsos e se adapta a qualquer ambiente, veio da Itália, há 16 anos, e conquistou as casas brasileiras. Apesar de poder ser instalado da sala ao banheiro, é preciso saber escolher corretamente o piso destinado a cada ambiente, sempre de acordo com o projeto arquitetônico desejado.“Ele é feito de argila e feldspato. É muito resistente, durável e praticamente impermeável. Além de ser lindo e rápido de instalar”, afirma MaximiraDurigan, designer de interiores.

Variedade
O porcelanato tem diversas características estéticas. Somente a Portobelo, maior fabricante deste tipo de piso no Brasil, tem 41 modelos diferentes. Entre o material que compõe o porcelanato, ele pode ser esmaltado ou natural. O primeiro tipo não é recomendado para casas de praia e ambientes que tem contato direto com a água, como banheiros, pois ficam escorregadios e, ao terem atrito com a areia, por exemplo, podem ficar com riscos e manchas. Para estes ambientes, o melhor tipo de porcelanato é o natural, além de realizar a aplicaçãode produtos que os tornem antiderrapantes.

Eclético
Outro ponto importante é deixar cada local com um tipo de piso que se adeque ao ambiente. “A área social deve se distinguir dos espaços com umidade. Cada um desses lugares requer pisos distintos, já que possuem características bastante adversas”, explica Flavia Nassar, da Due Arquitetura, em Santa Catarina. Sem esquecer que, segundo Flavia, o porcelanato pode ser uma grande saída para não gastar fortunas com diversos tipos de piso.

Além disso, o porcelanato é ótimo para ambientes onde a umidade é constante, pois são fáceis de limpar e não se desgastam em contato com a água. Entretanto, nessas áreas devem-se evitar pisos brilhantes, pois, na maioria das vezes, são escorregadios. Já para as áreas sociais da casa, é possível encontrar com facilidade tipos de porcelanato que imitam madeira.

Outra qualidade do produto é a facilidade para limpá-lo. Basta água e sabão ou detergente neutro e ele sempre fica com aparência de novo. Apenas evite produtos químicos fortes e abrasivos, pois podem corroer o esmalte das peças.


Fotos: Divulgação 

 
Siga-nos no Instagram
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas