Em Breve! Canal de Vídeos
 


Lindo, leve e solto

Com esse calor todo, é preciso tratamento para manter as madeixas sempre bonitas

O verão se aproxima e uma das preocupações de muitas mulheres é como cuidar do cabelo para deixá-lo hidratado, brilhoso e sem danos. Para isso é preciso driblar os inimigos dos fios: vento, sol, cloro, transpiração e areia. Esses fatores abrem as escamas que formam a parte externa do fio, a cutícula, e deixa o interior do fio desprotegido. Assim, o cabelo começa a ressecar, quebrar ou perder a elasticidade.

Lídia Leya Saporito, cabeleireira do salão Soho Hair, São Paulo, alerta: “Da mesma forma que dobramos o cuidado com a pele, o cabelo também precisa de proteção. Por isso é indispensável o uso de boné, chapéu, produtos e leave-in com filtro solar, e manter os cabelos presos, para evitar uma exposição maior.”

O cabelo de cada mulher tem suas particularidades, por isso Lídia separou as principais dicas para os fios ficarem lindos, hidratados e brilhosos:

Cabelos tingidos: o uso de linhas de proteção à cor, à base de ceramidas, são os mais indicados, evitando o desbotamento excessivo.

Cabelos descoloridos: o cuidado é maior, pois os fios estão mais porosos, tendo uma absorção maior do cloro e sal. Os hidratantes, leave-in e silicone, formam uma película protetora contra o sol, resíduos da água e o cloro, que pode esverdear o cabelo louro.

Cabelos crespos: por terem uma característica mais ressecada, o uso de produtos umectantes a base de óleos e aminoácidos deixam o cabelo mais hidratado, evitando um ressecamento maior.

Fios vitaminados
Para o cabelo ficar sempre bonito é indicado o consumo de produtos a base de vitaminas. “Sempre use hidratante e faça, pelo menos duas vezes por semana, uma máscara capilar a base de babosa, kerastase e outras substâncias que reponham as vitaminas do cabelo”, explica Isabel Martinez, dermatologista formada pela Universidade Severino Sombra, no Rio de Janeiro.

Os cuidados com o cabelo não são feitos somente com produtos, a boa alimentação também é fundamental “Recomendo aos pacientes comer bastantes legumes a vapor, para o alimento não perder sua substância”, diz a dermatologista.

E não se esqueça: deixar os cabelos soltos e expostos às agressões externas, usar presilhas que possam fragilizar o fio, secadores e chapinha em excesso e sem proteção térmica, produtos inadequados ao fio de cabelo e fazer qualquer processo de alisamento definitivo ou escovas temporárias sem consultar um profissional de confiança, danificam muito o cabelo.




Foto: Everystockphoto

 
Siga-nos no Instagram
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas