Em Breve! Canal de Vídeos
 


A tal da adaptação

Mudar de escola pode ser traumático para a criança

Todo dia de manhã é sempre aquela mesma história: acordar o filho e ouvir choros e pedidos para que ele possa ficar em casa e não ir para escola. Ou então, inventa que está doente só para que você se comova e deixe-o ficar dormindo. Esta é uma atitude extremamente normal e faz parte do dia a dia de qualquer mãe, principalmente se o filho acabou de entrar em uma nova escola e ainda não se enturmou. Mas com um incentivo extra e uma boa dose de animação, é possível acabar com o problema e fazer com que o pequeno tenha vontade de ir para a escola.

Uma boa conversa
Primeiro de tudo, é preciso bater um papo com a criança e questionar o motivo de não querer ir para escola, que podem ser vários, como a falta de amigos e até por não gostar do professor. Quando a mãe descobrir exatamente o que o pequeno está sentindo, será muito mais fácil solucionar o problema. Agora, se a criança afirmar que a dificuldade está em se relacionar com o educador, nada mais justo do que conversar com o professor e saber exatamente o que está acontecendo. Procure informações sobre como são as aulas e de como ele trata os alunos, especialmente o filhote.

Todas as alternativas
Pode ser também que a criança esteja com algumas dificuldades de aprendizado, e isto faz com que ele se sinta extremamente desmotivado de ir para a escola. Se este for o problema, é indicado procurar o professor e explicar a situação, ele poderá dar mais atenção às necessidades do pequeno e até indicar algumas aulas extras. Além disso, se ele estiver passando por uma fase de adaptação e ainda não se enturmou de verdade, é interessante conversar com outras mães e combinar um dia para as crianças brincarem e se conhecerem melhor. Assim, se o pequeno acabar fazendo amigos e se sentir parte de um grupo, ele vai acabar querendo ir para escola para encontrar a turma e não vai mais reclamar na hora de acordar, porque sabe que quando chegar na sala, terá amigos com quem poderá se divertir.

Foto: weheartit.com 

 
Siga-nos no Instagram
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas