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Alimente-se bem neste verão

Saiba mais sobre as frutas e legumes desta estação e o que podem lhe oferecer de melhor

O verão já chegou, e com ele o calor e a vontade de comer alimentos mais leves. Está aí um ótimo momento para focar o seu cardápio em comidas saudáveis para poder passar o resto do ano firme e forte na dieta e eliminar aquelas calorias indesejáveis sem agredir o organismo. E para isso é preciso, em primeiro lugar, ficar atenta à sua hidratação, já que a cervejinha e o refrigerante são bons acompanhantes para os petiscos, mas auxiliam na desidratação do corpo. Além disso, outro passo a ser dado é abusar das frutas e de alguns legumes da estação.

“As frutas exercem papéis importantes no organismo, pois são fontes de água, fibras, diversas vitaminas, sais minerais e frutose. Principalmente no verão devem ser consumidas por serem muito nutritivas, facilmente digeridas e por conter bastante líquido, suprindo as necessidades durante o período de calor. Entre as principais frutas típicas do verão, temos: o mamão, a melancia, a manga, a maçã, o melão, a uva e o abacaxi”, revela a nutricionista Mariana Exel, do Hospital Samaritano, em São Paulo.

Coloque na sua sacola
Sem esquecer que essas pequenas frutas cabem na bolsa da praia e ingerí-las enquanto curte o sol e também após as refeições aumenta o nível de energia no corpo, mantendo-o hidratado. “No verão é importantíssimo se atentar ao consumo de líquidos ou alimentos que aumentem o nível de água no organismo, pois as altas temperaturas favorecem a perda hídrica por meio do suor”, conta a nutricionista.

Vamos evitar?
Já os alimentos que devem ser retirados do cardápio, ou então bastante reduzidos são aqueles que apresentam muita gordura ou maionese em sua preparação. “Esta restrição acontece devido à rápida perecibilidade e contaminação microbiológica destes alimentos. O álcool também deve ser consumido com moderação, pois apresenta a propriedade de desidratar o organismo”, argumenta Elisa Goulart Machado Kovalski, nutricionista do Laboratório Sabin, em Brasília.

Claro que você pode comer uma batatinha frita quando for à praia ou tomar aquela cerveja geladíssima enquanto curte uma piscina com familiares e amigos, mas tenha sempre água por perto ou consuma algumas dessas frutas junto com sua bebida alcoólica para a desidratação não estragar o verão.

Aliados nos exercícios físicos
Além da questão da hidratação, frutas e também os legumes são energéticos, que conferem mais disposição ao organismo e são ideais para quem pratica algum esporte, pois aumentam o metabolismo, diminuindo a fadiga. Então, conheça alguns legumes que consumidos durante o verão podem fazer a diferença na hora de malhar na academia ou correr da orla da praia.

1 – Batata doce:
é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação;
2 – Abóbora: rica em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e controle do colesterol, além disto, é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo;
3 – Cenoura: rica em betacaroteno, poderoso antioxidante e anticancerígeno;
4 – Beterraba: possui grande quantidade de açúcares, por isso é considerada energética e fonte de vitaminas A, C e do complexo B;

Entenda o que as frutas da estação oferecem
O mamão é rico em fibras e em enzimas que ajudam na digestão de algumas proteínas, auxiliando no funcionamento do intestino. Além disso, possui vitamina A, C e E, ácido fólico, antioxidantes e betacaroteno, sendo excelente para os dias de sol, estimulando a produção de melanina;
A melancia, que possui muita água em sua composição, é excelente para refrescar e hidratar o corpo, além de ser nutritiva e possuir poucas calorias. A fruta fornece vitamina C e B, licopeno (antioxidante responsável por reparar os danos às células causados pelos radicais livres), fósforo e ferro;
A manga é rica em açúcares, vitaminas, minerais e fibras. Seus nutrientes melhoram a visão, a pele, os cabelos, fortalecem os ossos e regularizam o intestino;
A maçã é conhecida como um desintoxicante natural, auxiliando no emagrecimento e no controle do colesterol;
O abacaxi é rico em vitamina A, B1 e C, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, é composto por 86% de água, sendo uma boa fonte de hidratação;
O melão também é bastante refrescante, uma vez que contém cerca de 90% de água, além de ser fonte de diversas vitaminas e dos minerais cálcio e fósforo;
A uva é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e C, além de fornecer boas doses de minerais (cálcio, potássio, fósforo, magnésio, cobre e iodo) e antioxidantes;
O caju constituído por duas partes: a castanha e a parte carnosa, ou pseudofruto que é muito consumido no Brasil na forma de sucos. Seu valor em vitamina C é maior que o da laranja, sendo rico também em ferro e niacina ou vitamina B3, que auxilia a remover substâncias tóxicas do corpo.
A acerola é rica em vitaminas B1, B2 e C e nos minerais cálcio, fósforo e ferro. A fruta pode ser um pouco azedinha não agradando a todos os paladares, mas como vantagem está seu baixo valor calórico: 10 unidades (30 gramas) fornecem apenas 10 calorias!



Foto: Stock.Xchng
 
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