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Mente e corpo em equilíbrio

Além de ajudar na postura, o yoga ajuda a perder peso com qualidade de vida

Técnica milenar, o Yoga surgiu há aproximadamente 500 anos A.C no Ocidente. Essa prática foi consequência da observação dos movimentos da natureza, dos animais e de todas as outras formas de vida, que foram aprimorados e estudados para que ajudasse o ser humano a entrar em contato com seu “interior” e alcançasse a união e equilíbrio consigo mesmo.

Em 1937, o Yoga chegou ao Brasil com a ajuda de Sêvananda Swámi, um francês cujo nome verdadeiro é Léo Costet de Mascheville. Ele e sua esposa, Sadhana, divulgaram a modalidade no Brasil e demais países do continente sul americano com o Movimento Alba Lucism, que envolve meditação e hábitos saudáveis. “Praticando yoga melhoramos a digestão, circulação, sistema endócrino, capacidade respiratória, aumentamos a imunidade, melhoramos a mobilidade das articulações e coluna e até dormimos melhor. Além disso, tonifica a musculatura, alonga a coluna e melhora a flexibilidade. Fortalece o corpo como um todo”, diz Luciana Feltrin, professora do Estúdio Yogaflow.

Devagar e sempre
Esses benefícios devem ser alcançados aos poucos e de acordo com o limite de cada corpo, principalmente se houver alguma lesão ou gravidez, por exemplo. Nesses casos, o correto é avisar ao professor para que ele dê a assistência necessária. Geralmente, essa técnica é procurada por quem quer um melhor condicionamento físico e mental, fortalecimento do corpo e alívio do estresse. Além disso, a técnica evita depressão, descansa a mente, aumenta a concentração e melhora a autoestima. Luciana Feltrin afirma: “Quando nos conhecemos melhor podemos ter maior qualidade de vida.” Gerusa Silécia Gurak, educadora física, professora e também aluna de Yoga, é uma prova disso: “Sempre me encantei por essa modalidade, mas só comecei a levar mais a sério quando descobri que tinha um problema reumático. A prática me ajudou no alívio das dores e na busca de tranquilidade, quietude e aceitação.”

Se seu objetivo é emagrecer, não se preocupe! Yoga também ajuda nesse aspecto. Ao praticar, aprende-se a controlar melhor a ansiedade e não descontar os desequilíbrios emocionais em alimentos. O exercício dos ásanas (postura), por exemplo, ajuda na queima de calorias e desintoxicação do organismo.



Fotos: StockPhotos e Martinlouis/MigueFile 

 
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