Em Breve! Canal de Vídeos
 


O livro e as crianças

Pesquisa revela da onde vem o incentivo à leitura e o que os pequenos e jovens têm lido mais

Entre as diversas opções disponíveis em livrarias do Brasil inteiro, a maioria das crianças ainda não se sente impulsionada a entrar no mundo das histórias. O maior incentivo à leitura dos pequenos e dos jovens ainda vem da escola, o que pode tornar a leitura uma obrigação e não parte do lazer. Para que os pequenos motivem-se a ler, é preciso saber exatamente que tipo de livro ele se sentiria mais confortável.

A verdade é que qualquer leitura é válida para o crescimento cultural e intelectual da criança, seja por meio de narrações, quadrinhos ou livros didáticos, grandes aprendizados vêm de uma boa leitura.

E pensando nisto, foi realizada a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5012 pessoas, entre elas 1253 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Segundo o estudo, os jovens estão lendo cada vez menos. Além disto, a pesquisa também revelou o que os pequenos andam lendo mais. Entre as crianças, os livros infantis são os mais buscados, seguidos pelos didáticos e também pelos quadrinhos. Entre 11 e 13 anos, os livros didáticos estão em primeiro lugar, seguidos pelos infantis e pelos quadrinhos, terminando com a crescente leitura de livros de contos.

Já na adolescência, a influência dos livros didáticos cresce ainda mais, os infantis e os quadrinhos cedem lugar aos romances, aos contos, às poesias e aos livros juvenis.


Foto: weheartit.com
 
Siga-nos no Instagram
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas