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O boom do Pilates

Conheça mais sobre esta técnica que tonifica os músculos, emagrece e melhora a postura e o condicionamento físico

A modalidade de exercícios que brasileiras e brasileiros tomaram gosto, surgiu com Joseph Hubertus Pilates, um alemão nascido em Mönchengladbach. Acostumado a sempre praticar esportes, em 1914, período da I Guerra Mundial, foi exilado e mandado para uma ilha inglesa, onde trabalhou em um hospital. Neste local, o alemão passou a usar molas em tratamentos médicos, que o ajudou a formular exercícios e equipamentos, alguns anos mais tarde.

Em 1923, mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Essa técnica chegou ao Brasil com a ajuda de Alice Denovaro, a primeira brasileira a se certificar para instruções da técnica de Pilates.

A modalidade que atrai cada vez mais mulheres tem suas vantagens. “O Pilates oferece condicionamento físico e mental, melhora a capacidade cardiovascular respiratória, alivia problemas relacionados ao stress, diminui tensão e fadiga, fortalece a musculatura abdominal, desenvolve os músculos que suportam as costas, eliminando dores crônicas e melhora a concentração e a memória”, esclarece Inelia Garcia, diretora do The Pilates Studio Brasil, graduada em Educação Física pela Universidade do Chile e certificada no Método Pilates de Condicionamento Físico pelo The Pilates Studio, em Nova Iorque.

Além desses benefícios, o Pilates também pode ajudar na postura. “Esses exercícios são indicados em casos de desvios posturais, por trabalhar o reequilíbrio muscular, de forma que sustente e estabilize a coluna, trazendo-a para o seu eixo, alongando e fortalecendo a musculatura profunda da coluna, abdômen e região lombar. Assim, alivia dores e desconfortos.”

Elas adoram
Alunas que praticam Pilates com frequência se sentem melhor e recomendam. “Creio que mais pessoas deveriam ter acesso a essa modalidade, pois traria vários benefícios”, como é o caso de Sandra Rodrigues Meneses, 51 anos.

Para quem procura emagrecer também é uma ótima opção, se acompanhado de uma dieta saudável. Tudo isso, porque esse exercício promove um melhor funcionamento dos órgãos internos e do metabolismo, favorecendo a desintoxicação e higienização do corpo, o que faz com que as gorduras sejam eliminadas.

Mas não espere por resultados já na primeira aula. “Os efeitos começam a aparecer após 15 sessões individuais de duas vezes por semana”, conta Inelia.

Pilates é um método indicado para qualquer idade (com atestado médico para a prática de exercícios), porque já possui todas as modificações e considerações para anomalias e deficiências das pessoas. É seguro e eficiente se aplicado de forma individual, respeitando a individualidade de cada um. Há restrição somente para pessoas com câncer em estágio avançado e gestantes que não praticavam atividades físicas.

Se você pratica Pilates e têm planos para aumentar a família não pare os exercícios. Essa técnica também propicia um parto menos traumático e uma recuperação rápida da estética e assoalho pélvico.




Foto: Everystockphotos 

 
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