Delícia natural

No corre-corre do dia, ou então para manter a dieta balanceada, nada melhor do que optar por sanduíches naturais, que são saudáveis e cheios de vitaminas e outros nutrientes

Naqueles dias em que você está de folga, curtindo bons filmes e não quer por nada desse mundo ir para cozinha e fazer um prato mais elaborado. Ou então, quando você está naquele dia super corrido e não tem tempo de sentar e apreciar a refeição tranquilamente, a melhor solução para não sair da dieta e alimentar-se de algo saudável é elaborar um belo sanduíche naturais.

Um belo lanche com ingredientes balanceados pode ser o alimento ideal para substituir uma refeição como o almoço e o jantar, além de ser ótimo quando bate aquela fominha durante a tarde. Essa é a sugestão de Antonio Pedro Tavares, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), “Em geral, os sanduíches podem ser opções interessantes para refeições menores e, eventualmente, substituir uma refeição principal se preparado com ingredientes saudáveis”, afirma.

Mas atenção! Fique esperta a esses ingredientes saudáveis. Um cheese-burguer e, até mesmo, um beiture não possuem alimentos balanceados. O pão do cheese-burguer tem pouquíssima fibra e o queijo e a carne vermelha são muito calóricos e fontes de gordura saturada. Já o beirute, possui muitas fatias de queijo e ovo frito, ingredientes também ricos em calorias. Segundo Karen Impellizieri de Oliveira, formada pela Universidade São Camilo e nutricionista na Unidade Gerontológico Paulista, os itens mais saudáveis que devem conter em um belo sanduíche são: pães integrais que conferem maior saciedade, frios magros (peito de peru, queijo branco, ricota e presunto magro), vitaminas e minerais (verduras, legumes e frutas) e maionese light. Além disso, Tavares dá outras dicas de produtos para você montar seu lanche e ser criativa, estes são: requeijão light, peito de frango, atum light, azeite, cenoura, tomate, folhas verde-escuras, milho, cebola e uva passa. Porém, não se esqueça, não é porque você está se alimentando com ingredientes mais leves que pode exagerar na quantidade.

Os sanduíches prontos vendidos, muitas vezes na academia também podem ser uma boa solução se você não quiser ter o trabalho de preparar o seu. No entanto, deve ser certificado que são conservados na temperatura correta e se sua preparação segue normas de higienização. Mas lembre-se que o alimento feito por você pode ter muito mais qualidade, já que os itens de composição serão escolhas sua.

Segundo Aline Atalla, formada na Universidade São Camilo, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os lanches de rede de fast-food não são uma boa opção. “Eles não devem fazer parte da alimentação habitual, pois geralmente contêm muita gordura. Para ‘amenizar’ os malefícios, deve-se escolher sanduíches grelhados, sem ou com pouca maionese”, afirma.

Agora é só usar sua criatividade e se deliciar com sanduíches maravilhosos e, acima de tudo, saudáveis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *